Especial RER 24-07-2008

CULTURA
Público infanto-juvenil aproveita férias para investir em leitura

As férias escolares são um período onde as crianças e adolescentes querem descansar e literalmente tirar férias dos livros e cadernos. Porém, muitos deles aproveitam esse tempo para investir em atividades que além de acrescentar conhecimento, divertem e dão prazer, como a leitura de livros.
O diretor da Escola de Artes e da Biblioteca Municipal, Rafael de Oliveira Júnior, conta que a procura por livros de história por jovens tem crescido muito. Mesmo com o advento da internet, e o surgimento do chamado “e-book”, que é a digitalização de livros originais, disponibilizados na web por usuários de comunidades, as pessoas ainda dão preferência ao verdadeiro, em formato impresso.
“Com as novas tecnologias, mudou o comportamento dos usuários da biblioteca. A busca por livros de pesquisa caiu muito, pois a maioria faz pela web, mas a procura por romances cresceu em grandes proporções”, diz Oliveira Júnior. Alguns acreditam que futuramente o livro será substituído, mas a maioria ainda acha que o prazer da leitura consiste em prender-se ao objeto feito de papel, que se pode sentir. “Acredito que o livro não será substituído. É aquela coisa de sentir o papel, o cheiro do livro”, completa Oliveira Júnior.
Na Biblioteca Infanto-Juvenil Municipal “Professora Cecília Quadros”, há uma procura muito grande por clássicos da literatura, como livros de Ruth Rocha, Pedro Bandeira, Ziraldo, Monteiro Lobato e coleções como a Série Harry Potter e Série Vagalume. Para os mais novos, há opções de livros de panos, laváveis, que vêm acompanhados de brinquedos, e que interagem com a criança, sendo esta uma forma de despertar nos novos leitores o hábito.
A estudante Julia Cabral Teresa, 18, considera o hábito da leitura importante pois assim “se expande o vocabulário, desenvolve a criatividade e o raciocínio”. Ela que está lendo o livro “A Insustentável Leveza do Ser”, de Milan Kundera, afirma que a leitura também possibilita a formação do senso crítico e político do jovem.
A professora Kátia Cristina García conta que seus filhos Bruno e Manuela, de 7 e 4 anos, respectivamente, gostam de participar de atividades na biblioteca e costumam procurar por livros. “Desde que eles são pequenos eu tenho livrinhos em casa, pois não pode esperar que eles cresçam para querer ensinar o hábito”, conta. O metalúrgico Júlio Cesar Voigt leva sempre sua filha Thais, de 8 anos, em visitas à biblioteca. “Eu a acompanho, pois sei que é muito importante iniciar na leitura ainda nova. Essa prática traz conhecimento e auxilia no desenvolvimento escolar, o que é essencial para que ela tenha um bom futuro”.
Além disso, no período de férias escolares, são promovidas na biblioteca infantil oficinas com jogos educativos, pintura a lápis, dobradura, colagem, e a chamada “Hora do Conto”, onde contadoras de história, trazem às crianças um pouco do universo dos livros, através de contos, com imagens, bonecos e muita diversão.

Os livros de pesquisa perderam a vez para a web, porém os clássicos ainda são muito procurados

Contadores de Histórias
Os contadores de histórias são pessoas que possuem mais do que a habilidade, o dom de contar histórias dando forma e vida aos contos. Eles, muitas vezes usam materiais como cartazes, figuras e bonecos, mas somente com a palavra, já conseguem trazer à realidade uma simples narração.
Ana Paula Vaz Silva é contadora de histórias na biblioteca infantil e comenta que faz isso porque é o que mais gosta. “As histórias trazem assuntos do cotidiano da criança, mas que geralmente é novidade para elas. Existem técnicas, mas mais que isso tem que ter muita imaginação, tem que perceber o contexto da criança e moldar o conto a ele”, diz Ana Paula. “Vemos o bilho nos olhos delas”, completa.
A Oficina Cultural Regional Carlos Gomes promove de 4 de setembro a 6 de outubro, às terças e quintas, das 18h30 às 21h30, a oficina “Contadores de Histórias”, direcionada a iniciantes, a partir de 16 anos, que gostem da arte e desejam aprender as técnicas mais utilizados para os contos. São 20 vagas para oficina que será dirigida por Viviane Coentro, e os interessados devem inscrever-se até o dia 29 de agosto, na Secretaria Municipal da Cultura, localizada no Palacete Levy, no Largo Boa Morte, 11, Centro, ou pelos telefones 3495 1028 e 3442 9857.
“É preciso muita imaginação e ser também criança, para conseguir trazer as histórias à realidade”, diz a contadora de histórias Ana Paula Vaz Silva

Comentários

  1. Parabéns pelo excelente post.Tem postagem nova lá no Compartilhando as Letras.Apareça por lá e vc verá fotos dos 50 anos do primo Antonio.

    ResponderExcluir
  2. Perfeito! O nosso povo precisa de cultura mesmo! Aliás, só o saber pode nos libertar das trevas do desconhecimento hauhsuahsuhaushuahshuas....
    Saudades Roxane!! see u next week!
    Parabéns pelo seu blog!
    bjs

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Firme estou, com as mãos aos céus...

Processo de obtenção do visto de voluntário na Inglaterra - Reino Unido

Empreendedorismo: nossos sonhos são do tamanho que os enxergamos