Especial RER 31-07-2008

Trago hoje pra vocês mais uma matéria para o Especial RER. Para fechar com chave de ouro o último dia do mês, estou postando duas matérias. A primeira, elaborada por mim, fala sobre a saúde no ambiente de trabalho e a outra, da Ana Lídia Rizzo, vem com dicas de presentes para o Dia dos Pais.

Saúde e Bem Estar
Alongamentos podem melhorar a produtividade


Atualmente, com uma vida cada vez mais sedentária e rotinas desgastantes, muitas pessoas sentem os sintomas decorrentes da tensão a que são submetidas. Trabalhar sentado, ficar diante de um computador ou mesmo ficar em pé imóvel durante horas seguidas pode causar sensação de mal estar no final do dia.
A psicoterapeuta Vanessa Ribeiro, do Espaço Garden Angels, conta que quando permanecemos sentados em posição incorreta e por um período prolongado, são grandes as chances de desenvolver problemas como inflamação da lordose, tensão nos ombros, que causam fortes dores que se alastram para a nuca, podendo travar a coluna e o pescoço, má circulação e inchaço nas pernas, que ao longo do tempo estouram vasinhos e varizes. Uma boa solução para evitar estes sintomas, é alongar-se periodicamente.
Os alongamentos são exercícios que diminuem a tensão muscular, ativam a circulação, reduzem a ansiedade, o estresse e a fadiga, além de facilitar o trabalho e desenvolver a consciência corporal. Segundo especialistas, podem (e devem) ser realizados ao acordar, no trabalho para aliviar a tensão nervosa, e também quando é preciso se concentrar. Porém, muitas pessoas acabam não se alongando justificando que não têm tempo para isto, deixando de relaxar ou mesmo respirar lentamente em alguns momentos do dia.
A Dra. Vanessa ressalta que “pelo menos ao acordar, devemos investir 5 minutos em um bom alongamento, assim, saímos mais bem dispostos para um novo dia de trabalho”. Eles podem ser feitos também no decorrer do dia, enquanto se espera em uma ligação telefônica, ao iniciar o computador ou carregar programas, entre outros momentos de pausa, como o café. No horário do almoço, a Dra. Vanessa também recomenda relaxar por alguns minutos e alongar-se antes de voltar às atividades.
Para realizar uma boa seqüência desses exercícios, deve-se respirar lentamente, sem bloquear a respiração e relaxar, concentrar-se nos músculos e articulações envolvidos, sentir o alongamento até perceber uma leve tensão e manter por alguns segundos, respeitando sempre os seus limites. Para os que trabalham muitas horas digitando, é importante no decorrer do dia alongar também a mão e os dedos, e usar bolinhas massageadoras.

CUIDE-SE!
Uma opção para quem permanece sentado é ter embaixo da mesa plataformas de apoio para os pés que elevam as pernas, para permanecerem na posição correta, formando um ângulo de 90°, no joelho e coluna. Os que permanecem em pé por muito tempo, devem balancear a altura do salto, não muito alto, nem tão baixo.
A atividade física não pode ser dispensada. Deve-se praticar algum tipo de exercício ao menos duas vezes na semana. Coisas simples como uma caminhada já auxiliam na saúde e bem estar do praticante. “E não há desculpa, até mesmo quem tem crianças pode levá-las junto, mesmo que seja em um carrinho”, diz a Dra. Vanessa.
Outras alternativas a que se pode recorrer quando é preciso relaxar são as terapias e massagens relaxantes. Elas auxiliam as vítimas da tensão do dia-a-dia. As massagens funcionam como anti-estress, permitindo que a pessoa possa relaxar os músculos tensionados com a pressão do cotidiano. A reflexologia, também é uma terapia, onde através dos pés, pode-se melhorar sintomas de qualquer parte do corpo. Massageando pontos específicos, é possível trabalhar as diversas áreas do organismo. “Há diversas formas de se tratar as tensões do dia-a-dia. Além das massagens, há também como opção os florais e os fitoterápicos”, afirma Dra. Vanessa. Os florais são ministrados em gotas, e os fitoterápicos em cápsulas, e através destas plantas medicinais, pode-se tratar todo tipo de sintomas, auxiliando assim na obtenção de melhores resultados nas terapias e massagens.


Comemoração
Presentes especiais para agradar os pais
Apesar de não ser uma data tão forte para o comércio, como o Dia das Mães e o Natal, as expectativas dos lojistas para as vendas no Dia dos Pais estão altas. O centro da cidade aposta no aumento de 10% nas vendas em relação à data no ano passado. "A espera é grande e investimos nas campanhas para atrair o público", disse o empresário Hélio Roberto Chagas, da Vic Modas.
Segundo Hélio, o movimento maior é esperado para a semana que antecede a data. Entre os presentes mais procurados estão calças e camisas de malharia e tecido, "Os produtos variam muito conforme o estilo do pai. Para os mais jovens, os filhos costumam comprar camisas gola pólo. Já para os mais tradicionais, camisas mais clássicas", disse.
Para os filhos que estão com a grana mais curta o item mais procurado são as meias e lenços, porém para aqueles filhos que têm condições de ousar mais nos presentes, as sugestões são kits de perfumaria, bebidas e eletrônicos.
A loja "O Boticário" investe nos lançamentos para a data. "Temos para todos os bolsos, desde de colônia até kits com desodorante, espuma para barbear, pós barba, sabonete e nécessaire", comenta Beatriz Zacarelli Barnabé gerente da loja em Limeira.
"Hoje está mais fácil presentear os pais. Foi quebrado aquele tabu do homem machista e eles estão cada vez mais vaidosos e preocupados com a imagem", cita Beatriz.
A gerente ainda coloca que a venda para o Dia dos Pais cresce a cada ano e o setor de perfumaria só perde para os celulares.
Pode ser uma lembrança ou um presente mais ousado, o importante é não deixar a data passar em branco para homenagear o melhor amigo da família.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Firme estou, com as mãos aos céus...

Empreendedorismo: nossos sonhos são do tamanho que os enxergamos

Processo de obtenção do visto de voluntário na Inglaterra - Reino Unido