Especial 15-07

Matéria especial que deveria ter sido publicada ontem, antes tarde do que nunca :D

Todo mundo um dia já inventou uma dieta. Sempre há certas dificuldades, que se enfrenta quando o assunto é "fechar a boca". Nesta matéria, publicada no Portal Bonde, algumas dicas de como não perder tempo ao fazer uma dieta, cometendo erros que ao contrário de te ajudar a emagrecer, só irão te prejudicar. Confira:

Sete erros que detonam sua dieta

* da Redação do Bonde

Todo mundo já deve ter ouvido falar que, para entrar em forma, não basta fazer exercícios. É preciso ficar atento à alimentação e tomar uma série de cuidados com qualquer tipo de dieta. A orientação de um profissional é sempre fundamental para que você não cometa alguns deslizes. Pensando nisso, a nutricionista da Unifesp, Flávia Bulgarelli, selecionou os sete erros mais comuns que as pessoas cometem ao fazer dieta.

Jejum prolongado - Ficar muito tempo sem comer é um dos principais erros de quem faz regime. Quanto mais prolongado o período sem se alimentar, maior será a ansiedade e a quantidade de comida consumida na próxima refeição. O ideal é fracionar as refeições em pequenas porcões, consumidas em média a cada três horas.

Deixar de comer carboidrato ou proteína - Em hipótese alguma se deve deixar de comer qualquer substância por muito tempo. A proteína, por exemplo, fortalece as unhas e os cabelos, e sua falta os torna bastante quebradiços. O carboidrato, por sua vez, ajuda a aumentar a massa muscular. A nutricionista lembra que, na falta do carboidrato, o organismo passa a buscar outras fontes de energia, atacando os músculos e causando flacidez. Cada nutriente tem função específica no organismo e deve ser consumido de forma balanceada, e não ser cortado do cardápio.

Trocar refeições por frutas - Ao contrário do que muita gente acredita, as frutas não são mais saudáveis do que uma refeição. Flávia alerta que esse é um erro grave, porque o almoço e o jantar devem ter um valor energético alto, baseado em diversos alimentos.

Pular refeições - Esse é um dos piores erros de uma dieta, segundo Flávia. O café da manhã, por exemplo, é uma das refeições mais importantes do dia. "O café da manhã é a base energética para o dia. Se não for realizado, o corpo deixa de fazer a liberação de glicose adequada e suficiente para o dia todo", explica. Pular o almoço também acarreta prejuízos e excessos. "Quando se deixa de almoçar, a tendência é compensar todas a carência de alimentos no jantar. É aí que mora o perigo, pois à noite não há gasto de energia e a alimentação exagerada pode provocar aumento de peso e ganho de gordura", esclarece a nutricionista.

'Beliscar' - Quem nunca ficou 'beliscando' entre uma refeição e outra que atire a primeira pedra. Flávia afirma que petiscar não é problema, mas o ideal é determinar o horário e a quantidade a ser ingerida. Procure comer a cada três horas e coma pequenas quantidades. Dessa forma você controla quando e quanto está comendo.

Comer muito rápido - De acordo com a nutricionista, 90% das pessoas se alimentam muito depressa. "Quando comemos rápido nosso organismo não atinge a sensação de saciedade. O estômago precisa de cerca de 20 minutos para enviar uma mensagem ao cérebro informando que já está satisfeito", explica.

Não beber água - Água é essencial para hidratar o corpo e ajudar no controle da fome. Não beber ou ficar muito tempo sem ingerir e depois tomar vários copos seguidos de uma só vez acaba sendo prejudicial ao organismo. O indicado é consumir, fracionadamente, cerca de 2 litros de água por dia.
Se você aliar uma dieta equilibrada, e principalmente adequada à sua rotina, com essas dicas, com certeza chegará ao seu peso ideal com muito mais facilidade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Firme estou, com as mãos aos céus...

Processo de obtenção do visto de voluntário na Inglaterra - Reino Unido

Empreendedorismo: nossos sonhos são do tamanho que os enxergamos