Especial RER 13-11-2008

Sustentabilidade
Artesã produz acessórios com câmara de ar


por Roxane Regly


Limeira - A publicitária Renata Campos abandonou a propaganda para dedicar-se à moda e à costura. Há 4 anos, ela abriu um ateliê e começou dedicar-se a duas linhas, a “Renata Campos Criação e Costura”, em que trabalha com a produção de peças sob medida e conserto, e a “Renata Campos Design Sustentável” que trabalha com a produção de peças ecologicamente corretas.


Renata começou produzindo peças em lona. Porém, este material começou tornar-se escasso o que a levou a dedicar-se exclusivamente às câmaras de ar de pneu, com a qual produz acessórios femininos, como bolsas, cintos, carteiras, colares, brincos. “Eu não podia correr o risco de falhar com meus clientes, por isso parei com a lona, mas então surgiu a idéia da câmara de ar. Com esse material, além de colaborar com o meio ambiente, crio acessórios exclusivos”, diz Renata.


Bolsas confeccionadas em câmara de pneu

Ela ressalta a importância de preservar o meio ambiente em todo o processo. “As câmaras de ar, levam de 500 a 800 anos para se decompor no meio ambiente e durante esse período elimina toxinas que contaminam o solo e o lençol freático”, diz. A artesã afirma que segue as normas do ISO 14000, que diz respeito a gestão ambiental.


Segundo ela, as câmaras de trator, caminhão e ônibus, utilizadas na produção dos acessórios, são acompanhadas de acordo com as normas do início ao fim, desde a lavagem, que é realizada com produtos biodegradáveis até a eliminação dos refugos que são vendidos para empresas especializadas na reutilização dos mesmos. “Gosto do que faço. De todas as coisas que já fiz, nunca me senti tão feliz”, conta a artesã, que busca constantemente estudar sobre assuntos ambientais, a fim de melhorar os resultados de seu design sustentável.


Como publicitária, Renata atuou em veículos de comunicação como “A Folha de S.Paulo” e a “Jovem Pan Campinas”, e após ter partido para o ramo de moda, já participou de importantes feiras como a “Mercado Mundo Mix”, em São Paulo, quando recebeu o convite para participar da edição em Portugal. Seus produtos atingem até mesmo o mercado internacional, para o qual exporta. O ateliê Renata Campos funciona na Rua 13 de Maio, 615, e comercializa a linha Design Sustentável no “Espaço Bendito Seja”, em parceria com a loja Maria Flor, na Rua Santa Cruz, 1041. Atende pelo telefone 3011-9540.

Renata Campos segue o design sustentável
na produção de acessórios femininos

Comentários

  1. Interessante e criativa....e acrescento, nada a ver com moda, mas com boi..rs tem um fazendeiro(vi uma matéria) que faz cerca com o pneu mesmo, não com a camara dele. Ele empilha os pneus e colcoa areia até ficarem bem firmes...tentem procurar algo sobre a reportagem..pois é, reciclar é o melhor que há.
    Quanto ao achar seu blog, hiii..sei lá, pessoas entram, eu visito, e vou olhando os comentários e acho que foi assim..rs....mas que bom que gostou, pq eu tbm gostei daqui! Volte sempre pois será sempre bem vinda!!!
    Besos

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Firme estou, com as mãos aos céus...

Processo de obtenção do visto de voluntário na Inglaterra - Reino Unido

Empreendedorismo: nossos sonhos são do tamanho que os enxergamos