Especial RER 13-11-2008

Sustentabilidade
Artesã produz acessórios com câmara de ar


por Roxane Regly


Limeira - A publicitária Renata Campos abandonou a propaganda para dedicar-se à moda e à costura. Há 4 anos, ela abriu um ateliê e começou dedicar-se a duas linhas, a “Renata Campos Criação e Costura”, em que trabalha com a produção de peças sob medida e conserto, e a “Renata Campos Design Sustentável” que trabalha com a produção de peças ecologicamente corretas.


Renata começou produzindo peças em lona. Porém, este material começou tornar-se escasso o que a levou a dedicar-se exclusivamente às câmaras de ar de pneu, com a qual produz acessórios femininos, como bolsas, cintos, carteiras, colares, brincos. “Eu não podia correr o risco de falhar com meus clientes, por isso parei com a lona, mas então surgiu a idéia da câmara de ar. Com esse material, além de colaborar com o meio ambiente, crio acessórios exclusivos”, diz Renata.


Bolsas confeccionadas em câmara de pneu

Ela ressalta a importância de preservar o meio ambiente em todo o processo. “As câmaras de ar, levam de 500 a 800 anos para se decompor no meio ambiente e durante esse período elimina toxinas que contaminam o solo e o lençol freático”, diz. A artesã afirma que segue as normas do ISO 14000, que diz respeito a gestão ambiental.


Segundo ela, as câmaras de trator, caminhão e ônibus, utilizadas na produção dos acessórios, são acompanhadas de acordo com as normas do início ao fim, desde a lavagem, que é realizada com produtos biodegradáveis até a eliminação dos refugos que são vendidos para empresas especializadas na reutilização dos mesmos. “Gosto do que faço. De todas as coisas que já fiz, nunca me senti tão feliz”, conta a artesã, que busca constantemente estudar sobre assuntos ambientais, a fim de melhorar os resultados de seu design sustentável.


Como publicitária, Renata atuou em veículos de comunicação como “A Folha de S.Paulo” e a “Jovem Pan Campinas”, e após ter partido para o ramo de moda, já participou de importantes feiras como a “Mercado Mundo Mix”, em São Paulo, quando recebeu o convite para participar da edição em Portugal. Seus produtos atingem até mesmo o mercado internacional, para o qual exporta. O ateliê Renata Campos funciona na Rua 13 de Maio, 615, e comercializa a linha Design Sustentável no “Espaço Bendito Seja”, em parceria com a loja Maria Flor, na Rua Santa Cruz, 1041. Atende pelo telefone 3011-9540.

Renata Campos segue o design sustentável
na produção de acessórios femininos

Comentários

  1. Interessante e criativa....e acrescento, nada a ver com moda, mas com boi..rs tem um fazendeiro(vi uma matéria) que faz cerca com o pneu mesmo, não com a camara dele. Ele empilha os pneus e colcoa areia até ficarem bem firmes...tentem procurar algo sobre a reportagem..pois é, reciclar é o melhor que há.
    Quanto ao achar seu blog, hiii..sei lá, pessoas entram, eu visito, e vou olhando os comentários e acho que foi assim..rs....mas que bom que gostou, pq eu tbm gostei daqui! Volte sempre pois será sempre bem vinda!!!
    Besos

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas