Coluna RER 31-10-2008

Comemoração
Brasileiros trocam bruxa por Saci no Halloween

Por G1

Nesta sexta-feira, 31 de outubro, é comemorado o Dia do Saci, para homenagear um tradicional personagem do folclore brasileiro. A data escolhida coincide com o Halloween, o Dia das Bruxas, famoso nos Estados Unidos. “A data foi escolhida propositalmente para chamar a atenção dos brasileiros. O Dia do Saci foi criado como movimento para defesa de mitos nacionais. Considero que temos que divulgar e promover a nossa cultura”, diz Mário Candido da Silva Filho, presidente da Sociedade de Observadores de Saci (Sosaci). De acordo com ele, a Sosaci não tem a intenção de barrar a comemoração do Halloween. “Cada vez mais as crianças fazem cursos de inglês e, por meio deles, o Dia dos Bruxas foi difundido no país. Não temos a intenção de lutar contra a cultura de outros povos, apenas lutamos a favor da nossa”, diz.
De acordo com o presidente da Sosaci, desde que a lenda do Saci Pererê surgiu, ela sofreu alterações. “No início, ele era um garoto indígena, com duas pernas e que gostava de fazer brincadeiras, como dar nó na crina do cavalo, jogar sal na comida. Sem maldade, apenas traquinas”, afirma. Depois, com a chegada dos negros ao Brasil, a lenda teria sofrido alterações. “Passou a ser negro, ter uma perna só, usar gorro e fumar cachimbo.” Segundo Silva Filho, o Saci não é um personagem “do mal”, é apenas travesso. “Associar o Saci à imagem de demônio não é válido. Pela lenda, ele é um menino sapeca que preferiu ser livre em vez de viver na senzala nos tempos de colonização do Brasil. A história sofreu alterações. Cada um cria sua imagem do Saci”, completa.


Sou muito a favor de prestigiar aquilo que é nosso! Portanto, viva o Dia do Saci! rs


Tecnologia
Natal não será mais do notebook


Por Agência Estado


A alta do dólar atingiu em cheio o mercado brasileiro de informática. Segundo Ivair Rodrigues, diretor de Estudos de Mercado da IT Data, deve faltar computador no Natal, principalmente portátil. Rodrigues é responsável pelos estudos sobre o setor de informática da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee). "A situação ainda não está tão ruim do ponto de vista do consumidor porque as lojas ainda trabalham com estoque", disse Rodrigues. "Mas, do lado da produção, a coisa está brava." Antes da crise, a indústria vinha falando que este Natal seria do notebook. Com a alta do dólar, acompanhada de uma grande oscilação diária, muitos fabricantes paralisaram as compras e, como todos os kits são importados da China e de Taiwan, de navio, não dá mais tempo de os componentes chegarem a tempo das festas de fim de ano. "No caso do desktop (computador de mesa), a situação não é tão séria, pois existem componentes, como monitores e gabinetes, que são fabricados no Brasil", apontou o diretor.


Moda

A elegância da bolsa-carteira no verão 2009


Carrie Bradshow já desfilava com uma bolsa-carteira nas gravações de Sex and The City



Por Amanda Valeri - (AE)


As bolsas enormes, mais conhecidas como maxibolsas, já deixaram de ser o centro das atenções no último inverno e essa tendência também será seguida no verão 2009. As últimas semanas de moda brasileiras mostraram um cenário mais democrático, ou seja, todos os tamanhos de bolsas terão vez na estação mais quente do ano. E uma delas é a bolsa-carteira. Prática, chique e elegante, o modelo já faz a cabeça, ou melhor, as mãos das brasileiras nesta primavera. Ideal para o look noturno, o acessório também chega para proporcionar praticidade à mulher.


Confesso: Estou doida por uma dessas...

Cinema
Jogos Mortais V estréia nesta sexta em todo o Brasil



Por Reuters



Com um estrondoso sucesso de público, a franquia de terror "Jogos Mortais" chega ao seu quinto filme, com um fôlego que surpreende até aos mais críticos. Voltado para o público adolescente, a série já faturou mais de 550 milhões de dólares de bilheteria em todo o mundo, apesar de seu roteiro se basear única e exclusivamente nas mais brutais cenas de morte.
Para entender o enredo de "Jogos Mortais V", é preciso voltar para o início da franquia. A saber, Jigsaw (Tobin Bell, de "Mississipi em Chamas") não é um assassino como outro qualquer. O personagem é uma espécie de voyeur, que tem prazer em assistir ao sofrimento de suas vítimas, mas sem realmente matá-las. Ele prefere tramar lúdicas e sangrentas armadilhas que, em geral, fazem aqueles que devem superá-las - com poucas opções de saída - se matarem das piores formas. Esse é o argumento de todos os cinco "Jogos Mortais".
No entanto, o personagem morre já no terceiro filme, deixando para o quarto a explicação sobre os motivos de submeter suas vítimas passarem a todos esses tormentos. Em estágio de câncer terminal, Jigsaw escolhia pessoas que não tinham amor pela própria vida, e, apenas com uma experiência de morte quase certa, poderiam entender seu significado e beleza. Em "Jogos Mortais V" volta à cena o personagem Mark Hoffman (Costas Mandylor, de "Beowulf"), que, depois de passar pelas torturas de Jigsaw - em "Jogos Mortais IV" --, decide manter seu legado. Mas nada será fácil para Hoffman. Com seu segredo prestes a ser descoberto, ele terá de fechar todos os pontos que o liguem a Jigsaw e, evidentemente, matar um punhado de gente.



Não assisti nenhum deles, e particularmente, não sei se me interessa... Porém, para os interessados esse é estréia nacional e já está no Cine ArcoPlex, em Limeira! Confira programação:


Jogos Mortais V - Cine Arcoplex Center Plaza Shopping

Legendado - Censura 18 anos

Sextas 17h50, 19h40 e 21h30

Demais dias 14h10, 16h, 17h50, 19h40 e 21h30

Comentários

  1. seu blog está muiiiito fera, Roxy!!! mas por favor, vamos para o Rio ver Hillsong!!!! diz que sim, vai... beijoss daniboy

    ResponderExcluir
  2. Olá?!
    Mudo a cara do seu blogg
    ficou showw viuu!!!
    vc sumiu heinnn :p
    Bjuzzzz

    ResponderExcluir
  3. Eis aí: concordo integralmente com você, linda.
    Belo blog... só é uma peninha que a gente não possa ver o outro, de poesias, pois amo poesia...
    De qualquer forma, vou me contentar vindo aqui para ver suas postagens inteligentes e bem escritas.
    Beijinhos carinhosos do João

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia isso aqui, acho, e confesso não sairei mais daqui.
    Besitos!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Firme estou, com as mãos aos céus...

Empreendedorismo: nossos sonhos são do tamanho que os enxergamos