Coluna RER 31-10-2008
Brasileiros trocam bruxa por Saci no Halloween

Nesta sexta-feira, 31 de outubro, é comemorado o Dia do Saci, para homenagear um tradicional personagem do folclore brasileiro. A data escolhida coincide com o Halloween, o Dia das Bruxas, famoso nos Estados Unidos. “A data foi escolhida propositalmente para chamar a atenção dos brasileiros. O Dia do Saci foi criado como movimento para defesa de mitos nacionais. Considero que temos que divulgar e promover a nossa cultura”, diz Mário Candido da Silva Filho, presidente da Sociedade de Observadores de Saci (Sosaci). De acordo com ele, a Sosaci não tem a intenção de barrar a comemoração do Halloween. “Cada vez mais as crianças fazem cursos de inglês e, por meio deles, o Dia dos Bruxas foi difundido no país. Não temos a intenção de lutar contra a cultura de outros povos, apenas lutamos a favor da nossa”, diz.
De acordo com o presidente da Sosaci, desde que a lenda do Saci Pererê surgiu, ela sofreu alterações. “No início, ele era um garoto indígena, com duas pernas e que gostava de fazer brincadeiras, como dar nó na crina do cavalo, jogar sal na comida. Sem maldade, apenas traquinas”, afirma. Depois, com a chegada dos negros ao Brasil, a lenda teria sofrido alterações. “Passou a ser negro, ter uma perna só, usar gorro e fumar cachimbo.” Segundo Silva Filho, o Saci não é um personagem “do mal”, é apenas travesso. “Associar o Saci à imagem de demônio não é válido. Pela lenda, ele é um menino sapeca que preferiu ser livre em vez de viver na senzala nos tempos de colonização do Brasil. A história sofreu alterações. Cada um cria sua imagem do Saci”, completa.
Natal não será mais do notebook

Por Agência Estado
Moda
A elegância da bolsa-carteira no verão 2009
Carrie Bradshow já desfilava com uma bolsa-carteira nas gravações de Sex and The City
Por Amanda Valeri - (AE)
As bolsas enormes, mais conhecidas como maxibolsas, já deixaram de ser o centro das atenções no último inverno e essa tendência também será seguida no verão 2009. As últimas semanas de moda brasileiras mostraram um cenário mais democrático, ou seja, todos os tamanhos de bolsas terão vez na estação mais quente do ano. E uma delas é a bolsa-carteira. Prática, chique e elegante, o modelo já faz a cabeça, ou melhor, as mãos das brasileiras nesta primavera. Ideal para o look noturno, o acessório também chega para proporcionar praticidade à mulher.

Confesso: Estou doida por uma dessas...
Cinema
Jogos Mortais V estréia nesta sexta em todo o Brasil
Por Reuters

Com um estrondoso sucesso de público, a franquia de terror "Jogos Mortais" chega ao seu quinto filme, com um fôlego que surpreende até aos mais críticos. Voltado para o público adolescente, a série já faturou mais de 550 milhões de dólares de bilheteria em todo o mundo, apesar de seu roteiro se basear única e exclusivamente nas mais brutais cenas de morte.
Para entender o enredo de "Jogos Mortais V", é preciso voltar para o início da franquia. A saber, Jigsaw (Tobin Bell, de "Mississipi em Chamas") não é um assassino como outro qualquer. O personagem é uma espécie de voyeur, que tem prazer em assistir ao sofrimento de suas vítimas, mas sem realmente matá-las. Ele prefere tramar lúdicas e sangrentas armadilhas que, em geral, fazem aqueles que devem superá-las - com poucas opções de saída - se matarem das piores formas. Esse é o argumento de todos os cinco "Jogos Mortais".
No entanto, o personagem morre já no terceiro filme, deixando para o quarto a explicação sobre os motivos de submeter suas vítimas passarem a todos esses tormentos. Em estágio de câncer terminal, Jigsaw escolhia pessoas que não tinham amor pela própria vida, e, apenas com uma experiência de morte quase certa, poderiam entender seu significado e beleza. Em "Jogos Mortais V" volta à cena o personagem Mark Hoffman (Costas Mandylor, de "Beowulf"), que, depois de passar pelas torturas de Jigsaw - em "Jogos Mortais IV" --, decide manter seu legado. Mas nada será fácil para Hoffman. Com seu segredo prestes a ser descoberto, ele terá de fechar todos os pontos que o liguem a Jigsaw e, evidentemente, matar um punhado de gente.
Não assisti nenhum deles, e particularmente, não sei se me interessa... Porém, para os interessados esse é estréia nacional e já está no Cine ArcoPlex, em Limeira! Confira programação:
Jogos Mortais V - Cine Arcoplex Center Plaza Shopping
Legendado - Censura 18 anos
Sextas 17h50, 19h40 e 21h30
Demais dias 14h10, 16h, 17h50, 19h40 e 21h30
seu blog está muiiiito fera, Roxy!!! mas por favor, vamos para o Rio ver Hillsong!!!! diz que sim, vai... beijoss daniboy
ResponderExcluirOlá?!
ResponderExcluirMudo a cara do seu blogg
ficou showw viuu!!!
vc sumiu heinnn :p
Bjuzzzz
Eis aí: concordo integralmente com você, linda.
ResponderExcluirBelo blog... só é uma peninha que a gente não possa ver o outro, de poesias, pois amo poesia...
De qualquer forma, vou me contentar vindo aqui para ver suas postagens inteligentes e bem escritas.
Beijinhos carinhosos do João
Não conhecia isso aqui, acho, e confesso não sairei mais daqui.
ResponderExcluirBesitos!!