Especial 15-10


Uniap promove palestra sobre aproveitamento integral dos alimentos

No Brasil, aproximadamente 70 mil toneladas de alimentos são jogadas no lixo diariamente, o que torna esse lixo um dos mais ricos do mundo, sendo o Brasil considerado o país do desperdício. No Brasil se perde mais de 12 bilhões de reais por ano com o desperdício de alimentos. Os supermercados jogam fora 13 milhões de toneladas de alimentos por ano. Nas feiras livres de São Paulo, mais de mil toneladas vão para o lixo todos os dias. Segundo o IBGE, o desperdício no consumo doméstico de alimentos chega a 20%.
Levar informações sobre Aproveitamento Integral dos Alimentos aos pacientes portadores de câncer que são atendidos pela Unidade de Apoio aos Portadores de Câncer (Uniap), na região de Limeira, é o objetivo da palestra, que será ministra pelo dr. e nutricionista Elmis Santos, hoje, dia 20, às 14 h, na sede da instituição.
Estima-se que 30% da produção mundial de alimentos sejam desperdiçados devido às falhas no sistema de colheita, transporte, armazenagem e comercialização. A forma mais comum de desperdício caseiro é a distorção no uso do alimento. Talos, folhas e cascas são, muitas vezes, mais nutritivos do que a parte dos alimentos que estamos habituados a comer. Um quarto de toda produção nacional de frutas, verduras e legumes não são aproveitados.
Utilizar o alimento em sua totalidade significa mais do que economia. Significa usar os recursos disponíveis sem desperdício, reciclar, respeitar a natureza e alimentar-se bem, com prazer e dignidade. “O desconhecimento dos princípios nutritivos do alimento, bem como o seu não aproveitamento, ocasiona o desperdício de toneladas de recursos alimentares. O combate ao desperdício pode começar de maneiras bem simples, como através do aproveitamento integral dos alimentos, além do planejamento do que se coloca no prato, para não precisar jogar fora, e da programação do consumidor antes de ir ao supermercado, para comprar apenas o necessário”, relata o nutricionista Santos, da Empório Hospitalar, parceira da Uniap no apoio nutricional aos pacientes portadores de câncer.
“O objetivo principal desta palestra é de levar aos nossos usuários informações para que eles possam utilizar e aproveitar da melhor maneira possível os alimentos, pois infelizmente eles e uma grande parte da sociedade não utilizam de forma correta os alimentos no dia-a-dia, com isso temos a certeza que após a palestra eles vão ter uma nova visão do que é ter uma boa alimentação”, conta Marly Alves de Lucena, assistente social da Uniap-Limeira. A Uniap-Limeira esta localizada à Rua Tenente Belizário, 555, Centro. Informações pelo telefone 3441-8724 ou no site http://www.uniap.org.br/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Firme estou, com as mãos aos céus...

Processo de obtenção do visto de voluntário na Inglaterra - Reino Unido

Empreendedorismo: nossos sonhos são do tamanho que os enxergamos