Banco de leite: 1/3 da meta não é atingida

foto: Maurício R. Martins
O Banco de Leite Humano de Limeira precisa de doações. Da quantia necessária mensalmente, apenas 66,5% são ofertadas. Com o período de frio e de férias, os estoques caem ainda mais.

Segundo a coordenadora de atividades do Banco de Leite, Silcia Campos, o ideal seriam 120 litros mensais, mas são conseguidos apenas 80. "Precisamos conscientizar as mães da importância da amamentação para o bebê", diz. Campanha para a doação está sendo realizada também pela Secretaria de Estado da Saúde.

Para doar, a mulher deve ser saudável, não ser portadora de nenhuma doença, não tomar medicamentos controlados, não ser fumante e não fazer o uso de bebidas alcoólicas. "Entrando em contato com o Banco de Leite, ela será instruída sobre como fazer desde a retirada até a entrega do leite, já que nós buscamos na casa da mãe", explicou.

O Banco de Leite não apenas recebe as doações, mas promove medidas educativas às mães que têm algum tipo de dificuldade no período de amamentação.

O leite doado é utilizado na amamentação de bebês que se encontram na UTI Neonatal por conta de nascimento prematuro ou de determinadas patologias. "É um gesto de muito amor", define Silcia.

DOADORAS
A ourives Juliana Cristina Jacinto Macedo, de 23 anos, é mãe de Anthonny, de 4 meses. Ela resolveu ser doadora de leite e na tarde de ontem recebeu as instruções de como participar. A primeira doação foi feita no local e ela foi orientada sobre como proceder das próximas vezes em sua casa. "Decidi doar, pois assim, além de alimentar o meu bebê, posso ajudar outras crianças que precisam", afirmou.

Já a vendedora Rosimary Azevedo Machado, 29, teve seu bebê no dia 10. O recém-nascido, porém, precisou permanecer na UTI Neonatal e ela está realizando as doações para que o próprio filho seja amamentado. "O leite materno é essencial para o desenvolvimento dele e o restante irá colaborar com outros bebês que também vão ser alimentados", disse.

As interessadas em doar devem entrar em contato com o Banco de Leite da Santa Casa de Limeira pelo telefone 3446-6100, ramal 6336. A orientação será feita à mãe doadora, que terá o leite retirado em sua própria residência.

Fonte: Jornal de Limeira - Roxane Regly

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Firme estou, com as mãos aos céus...

Empreendedorismo: nossos sonhos são do tamanho que os enxergamos