Coluna RER

BRASIL
Minc pede ajuda militar contra o desmatamento na Amazônia
“O ministro indicado para o Meio Ambiente, Carlos Minc, que se reúne hoje com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, disse ontem que a primeira das dez propostas que fará é a participação das Forças Armadas na defesa dos parques nacionais e das reservas extrativistas da Amazônia. "É um replique do que fizemos com os bombeiros nas unidades de conservação do Rio", afirmou, ao desembarcar no Aeroporto Tom Jobim.”
Fonte: O Estado de S.Paulo, hoje, 19 de maio.

Hoje pela manhã, como todos os dias, eu estava assistindo o jornal na Globo. Geralmente assisto uma parte do Bom Dia SP, vou tomar banho e quando volto já está no Bom Dia Brasil. Mas hoje, não me agradei do comentário do jornalista Alexandre Garcia, que criticou uma das “propostas” do futuro ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc. Ele foi duro ao criticar a possibilidade de participação das Forças Armadas em defesa da Amazônia.
Não é de hoje que está mais do que na cara que o Brasil é conhecido lá fora como “terra de ninguém”. Ou melhor, “terra de todo mundo”. Várias nações se consideram donas das nossas matas e terras, e é bem óbvio que atitudes são necessárias. Somos os “Ecochatos”, como disse Minc, que estão preocupados com essas questões.
Em seu comentário, hoje pela manhã, Garcia, disse que é intolerável querer “transformar militares em guardinhas ambientais”, que ele e Lula ficam esperando que não seja assim. Não sei o que pensam por aí, mas acho tolo pensar dessa forma. Como já disse o próprio Minc, com a saída da ministra Marina Silva, no dia 13, foi deixado para a opinião pública internacional a impressão de que "a Amazônia está entregue". E não tenhamos dúvida de que medidas sérias precisam ser tomadas. Comentários tolos sejam dispensados, e atitudes de bom senso sejam executadas.

- - - X - - -
SAÚDE
SUS oferecerá cirurgia de mudança de sexo

O Sistema Único de Saúde (SUS) vai oferecer cirurgias de mudança do sexo masculino para o feminino até o final deste ano. O anúncio foi feito pela diretora do Departamento de Apoio à Gestão Participativa do Ministério da Saúde, Ana Maria Costa, na 1ª Conferência Estadual de Políticas Públicas para Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais (GLBTT) do Rio de Janeiro.
Fonte: Jornal Gazeta de Limeira, hoje, 19 de maio.

Enquanto a saúde vive um caos nos hospitais espalhados pelo Brasil. Pessoas morrem nos corredores por falta de leitos, de possibilidades de se realizar uma cirurgias urgentes, anúncios como estes surgem como uma coisa extremamente natural... Haja paciência!
- - - X - - -

SÉRIES
Enlatados garantem boa audiência no SBT
O SBT comprou a série “Men in Trees” e resolveu chamá-la de “Homens às Pencas”, assim como já traduziu outras séries como “My Wife and Kids” para “Eu, a patroa e as crianças” e “Cold Case” para “Arquivo Morto”.
“Homens às pencas” tem feito sucesso, mesmo passando aos sábados, às 3 da madrugada. Quem vê o título imagina um seriado cheio de tramas e rolos, onde a personagem principal se envolve com uma dúzia de homens por capítulo. Eu, como uma telespectadora amante de séries, acompanhava "Men In Trees" nas madrugadas de quarta-feira, na Warner Chanel, e posso dizer que não é nada disso. Esta é mais uma daquelas séries água com açúcar, onde a protagonista, uma escritora, que acaba lançar um livro sobre relacionamentos, se cansa da agitação da cidade e vai viver em uma cidadezinha do Alasca, longe de tudo, que é onde descobre que nada sabe sobre relacionamentos. Por lá ela se envolve, vive momentos importantes, encontra um amor, tudo naquele climinha de romance dessas tradicionais séries.
Ainda falando no SBT, a emissora comprou também “Gossip Girl”, que será chamado de “A Garota do Blog”. Sobre a série eu comentei um pouco na coluna anterior e a estréia na TV brasileira está prevista para o segundo semestre.

Atores do "Men In Trees" (aqui no Brasil, "Homens às Pencas") em um dos bares onde se passa boa parte da trama

- - - X - - -

TV
Alexandre Frota estréia quadro no Hoje em Dia
Estréia dia 23 de maio, na Record, um quadro no programa “Hoje em Dia”, que será comandado por Alexandre Frota, onde mostrará profissões incomuns, como limpadores de jaulas de zoológicos entre outras.
Fonte: Jornal O Estado de S.Paulo, hoje, 19 de maio.

O Melhor do Brasil já não é mais o mesmo. O programa, que é exibido aos sábados a tarde, atingiu picos de audiência com quadros como “Vai dar namoro” e “As aparências enganam”, além de promover encontros que resultaram em namoro para artistas como Serginho Malandro, Maicon (dupla com Marlon), Vavá e Márcio, era comandado por Márcio Garcia, que acabava sendo a “principal atração” com seu estilo irreverente e cativante. Porém, Márcio foi contratado pela Rede Globo (o que pra mim foi uma bela estratégia de marketing) e no seu lugar foi colocado Rodrigo Faro, e Alexandre Frota já não dá mais as caras por lá. O programa que já estava começando a saturar, agora perdeu completamente a graça.

- - - X - - -

TECNOLOGIA
Microsoft lança WorldWide Telescope

A Microsoft lançou na semana passada, um programa que reúne imagens captadas por sondas espaciais e telescópios, onde com uma boa conexão, será possível ver imagens de todo o universo, como a Lua, e até mesmo suas crateras, os planetas, até mesmo aqueles como Plutão que já não são mais considerados planetas, entre outros elementos existentes na Via Láctea, através de um programa criado para transformar dados dos telescópios em imagens 3D manipuláveis.
“Experimentos como esse despertam o interesse pelos mistérios da vida”, afirma o diretor do Planetário de São Paulo, Fernando Nascimento.
Fonte: O Estado de S.Paulo, hoje, 19 de maio.

Essa é a nossa amada tecnologia! :)


Um abraço! Até a próxima coluna RER, que eu ainda não defini a peridiocidade mas que aparecerei algumas vezes na semana. ;)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Firme estou, com as mãos aos céus...

Empreendedorismo: nossos sonhos são do tamanho que os enxergamos