Jane Austen's House Museum: um mergulho literário


Para os apaixonados pelas artes literárias, uma visita à casa-museu da escritora inglesa Jane Austen, no condado de Hampshire, no interior da Inglaterra, pode ser uma excelente opção de passeio alternativo ao agito da capital Londres. Entre as principais obras de Austen, destacam-se os famosos livros “Orgulho e Preconceito” e “Razão e Sentimento”.

O espaço em Chawton, dedicado à eternizar a memória da autora, foi criado em uma moradia que pertenceu à literata, toda revestida com vestígios dos tempos que Jane Austen ali viveu e escreveu seus famosos romances. Suas obras cativam de adolescentes a adultos,trazendo o humor, a ironia e a escrita envolvente da autora, o que a coloca entre os clássicos.


A visita à casa-museu da Jane Austen começa com a exibição de um vídeo que nos imerge na história da escritora, sua trajetória, vida, obra e morte. Depois disso, a visita é por sua conta. A casa-museu de Jane Austen preserva aspectos da vida da escritora com sua família, especialmente a irmã Cassandra Austen. Cada um dos cômodos preserva móveis originais ou ao menos similares aos usados no passado, pinturas e manuscritos, e falam a respeito do contexto da época e como Jane, Cassandra ou um dos moradores da casa dos Austen viviam à época.

Jane Austen nasceu e viveu em Hampshire, pertencente a uma família da burguesia agrária. Sua situação e o ambiente em que cresceu, serviram de contexto para suas obras, que tem como tema o casamento da protagonista. Seus textos vêm com uma aparente inocência, mas dá margem a muitas interpretações, inclusive feministas.



Austen passou os últimos anos de sua curta vida nesta casa e morreu aos 41 anos, em um hospital em Winchester, acometida por uma doença à época desconhecida, mas que hoje em dia acredita-se ser a Doença de Addison - um problema endocrinológico raro. A casa-museu Jane Austen é tem um estilo arquitetônico Georgiano. Partindo de Londres, o museu está a cerca de 80 quilômetros da capital inglesa.

Ao final do passeio, uma sala dedicada à interatividade com o visitante oferece penas, papéis e tintas para que se possa escrever ao estilo da época da escitora. Pequenas bolsas de lavanda podem ser criadas na hora e perfumar a visita. E ainda, vestidos e acessórios da época nos fazem entrar por completo na era Jane Austen, garantido as fotos mais divertidas do passeio.

Informações para visitas no site oficial da casa-museu:
www.jane-austens-house-museum.org.uk

Comentários

Postagens mais visitadas