MUNIQUE: modernidade e tradição alemã

Uma metrópole moderna, simpática e de longa tradição. Esta é Munique, no sul da Alemanha, cidade famosa por receber anualmente a tradicional Oktober Fest. Mas o coração da Bavária vai muito além. É considerada a cidade mais bonita do país e encanta com seus belíssimos prédios e avenidas cheios de história, cervejarias descontraídas e um estilo de vida charmoso e aconchegante.

Em Munique está uma das praças mais belas da Alemanha, a Marienplatz, no coração da cidade. É onde fica também o prédio da Neues Rathaus, a nova prefeitura, se destacando com sua torre pontiaguda, e decorado com estátuas dos reis da Bavária. Continuando a caminhada, logo se avista a Igreja Frauenkirche, símbolo da cidade, com suas torres gêmeas de cúpulas esverdeadas. O interior da igreja também é encantador e vale uma visita.

O parque Englischer Garten é o centro do lazer de Munique. A população aproveita a atmosfera praticando esportes, andando de bicicleta, praticando o “slackline”, esporte parecido com uma corda-bamba, ou apenas descansando às margens do rio Isar. Outra prática interessante é o surfe em trechos agitados do rio. Em meio ao movimento natural da cidade, jovens param tudo para surfar nas ondas formadas sob a ponte por onde passam as águas que regam Munique.

A cidade tem ainda museus renomados, como o Deutsches Museum, o maior de tecnologia e ciências naturais do mundo, as pinacotecas Alte e Neue Pinakohek, a Pinakothek der Moderne e a Lenbachhaus. Há ainda a Glyptothek, o Staatliche Antikensammlungen, acervo de obras da antiguidade, e o Museu Brandhorst, com um fantástico acervo de arte moderna a partir de 1945. Para os mais apaixonados por carros, o Museu da BMW é dedicado à cultura automobilística. E o Allianz Arena enfatiza as estrelas do FC Bayern, time adorado por grande parte dos moradores de Munique. O que não faltam são opções!

E como não poderia faltar, as cervejarias são a grande tradição de Munique, bem como de toda a Alemanha. Assim, há várias delas espalhadas pela cidade, muitas ao ar livre, para aproveitar o melhor da cerveja alemã. A Hofbräuhaus é a mais tradicional e pode ser degustada em um dos pubs e cervejarias da cidade, bem como durante a Oktober Fest.

Neues Rathaus - a nova prefeitura na Marienplatz

Uma das torres da Igreja Frauenkirche

Um descanso no parque

Surfe no Rio Isar




A "Oktober Fest"

A tradicional Oktober Fest em Munique, na Alemanha, atrai todos os anos milhares de famílias alemãs ou estrangeiras para aproveitar o grande festival, as deliciosas comidas alemãs, atrações de lazer e a típica cerveja, principal marca do país.

O local da festa se torna por 16 dias um imenso parque de diversões, com música, danças, roupas típica, pratos tradicionais e milhares de turistas. O desfile das tradicionais carroças de barris de cerveja, que dá início à festa, é um dos momentos mais belos. O festival oferece atrações variadas, brinquedos gigantes para crianças e adultos, barracas com comidas típicas variadas e uma enorme variedade de souvenirs e diferentes pavilhões.

A Oktober Fest é uma parada imperdível se você estiver em Munique a partir do final de setembro. O clima familiar do festival encanta, já que traz consigo toda a tradição alemã, por meio da comida, dos trajes e músicas. Os frequentadores da festa aproveitam a atmosfera e vestem roupas típicas – vestidos para mulheres e bermudas e chapéus para os homens. Para os visitantes estrangeiras, os trajes são vendidos em praticamente todas as lojas da cidade!

Para degustar a deliciosa cerveja alemã, vendida na festa em canecas de quase um litro, é preciso entrar e tomar assento em uma das mesas dos pavilhões, onde bandas alemãs tocam as músicas típicas e o clima de diversão predomina. O consumo da bebida não é permitido nos ambientes externos ou em outros pavilhões. É possível ainda apreciar as deliciosas salcichas alemãs com mostarda e outros pratos diversos.

Outro item típico da culinária germânica é o pretzel. Dizem os alemães que se trata de um dos mais saudáveis alimentos e podem ser consumidos a qualquer hora e lugar. Dentre os variados souvenirs encontrados no festival, um dos mais típicos são os “lebkuchen”, biscoitos confeitados em formato de coração, presos a um cordão, com frases e cumprimentos, como o famosos “Ich Liebe Dich”, “Eu te amo” em alemão.

Oktober Fest

Pavilhão onde são servidas as comidas e cerveja típicas

Prato típico e a cerveja mais famosa do mundo

Trajes típicos femininos

Lebkuchen: biscoitos confeitados com mensagens

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Firme estou, com as mãos aos céus...

Processo de obtenção do visto de voluntário na Inglaterra - Reino Unido

Empreendedorismo: nossos sonhos são do tamanho que os enxergamos