A base de tudo



Amar é, certamente, o mais lindo sentimento que existe. E quem não sonha encontrar um amor? Quem nunca suspirou por alguém e desejou que aquela sensação fosse recíproca? Mas ao longo do tempo descobri que amar, mais que um sentimento, era uma decisão. Sim, uma ação, uma atitude.

Você pode discordar: mas e as borboletas no estômago, aquele encantamento, aquela química? Pois é! Ela é real, mas tem outro nome e outro significado: paixão, que segundo o dicionário é um “sentimento intenso que possui a capacidade de alterar o comportamento, o pensamento etc. Atração intensa (também sexual) por (algo ou alguém)”.

Só que amar mesmo exige da gente decisão diária, escolher que queremos demonstrar estima, gostar e ter uma boa relação com alguém (definição também do Dicionário). Dessa maneira, a base de um casamento é o compromisso estabelecido frente a tudo e a todos. “Serei a ti fiel, na alegria ou na tristeza…” Porque assim eu escolhi! Porque meu compromisso é te honrar e te respeitar.

Vivemos tempos de “amores descartáveis”, já que o ‘eu’ é mais importante que o ‘você’ ou que o ‘nós’… Haverá dias em que apreciaremos menos, gostaremos menos ou nos entenderemos menos, mas ali há um comprometimento sem possibilidade de fim, mas com inúmeras chances de recomeço, por amor!

Apesar disso, não ache você que sem amor haveria casamento. Ele é o mantenedor do relacionamento. Que o amor nos traga doçura, mantenha o romantismo e proporcione alegria. Ao gastarmos tempo juntos, possamos conservar a amabilidade e enfrentar todos os problemas que a vida se encarrega de nos trazer.

Que a gente não se esqueça de cuidar de nosso amor, como uma plantinha, manifestar nosso sentimento em atos concretos e saber que “o casamento não é o resultado do amor, é a oportunidade de amar”!

* Texto inspirado nas aulas “O Compromisso” e “O Amor”, do discipulado pré-casamento ministrado a nós pelo Rev. Vinícius Silva. *

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Firme estou, com as mãos aos céus...

Processo de obtenção do visto de voluntário na Inglaterra - Reino Unido

Saiu no Estadão